De acordo com o Sebrae, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, são 500 milhões de contas, uma média de 1,5 bilhão de curtidas por dia e 15 vezes mais interativa do que o Facebook. Com esta série de artigos que preparamos sobre Como vender no Instagram (veja o artigo da semana passada Venda Online – Instagram), queremos mostrar o quanto essa rede social pode te gerar lucros.
O Instagram surgiu como uma rede social de interação mais visual do que o Facebook, a percepção que se tem é que as empresas estão mais próximas e mais humanas nesta mídia. Apesar de não permitir links nos comentários, o Instagram tem ferramentas poderosas para que sua empresa alcance seus objetivos de venda.
Vamos conhecer mais sobre como postar, interagir, legendas, hashtags, stories…
Como funciona o funil de vendas no Instagram?

Diferente do Facebook, no Instagram o público procura por uma rede mais humanizada, mais interativa, para isso você deve:
- Capturar a atenção
- Gerar interesse
- Despertar desejo
- Induzir à ação
Capturar a atenção: poste fotos bem feitas, artes que chamem a atenção, use programas como canva.com para dar um visual mais atraente ao seu produto.
Gerar interesse: poste dicas, mostre fotos reais do seu produto, mostre como ele é feito.
Despertar desejo: por que seu cliente precisa comprar seu produto? O envolva até que a venda seja um passo natural para ele.
Induzir à ação: Legendas com gatilhos mentais e posts focados.
Para darmos início, precisamos começar e definir a sua persona, o seu cliente perfeito, mas como fazemos isso?
O cliente ideal.
Quem é o seu cliente?
Já falamos em outros artigos sobre público-alvo, para quem perdeu, segue o artigo completo Qual é o seu público? | Defina seu nicho.
Mas por que vamos falar novamente sobre o mesmo assunto?
Porque saber o seu público é o primeiro passo para a criação das suas estampas e seus anúncios.
Vamos definir primeiro o que é “persona”?
Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar. Personas são uma ferramenta ou método de segmentação de mercado.
Um exemplo prático:
Produto: scarpin vermelho
Preço: R$350,00
É desse produto que estamos falando:

Reflita, quem é a mulher que compra esse scarpin? Reflita um pouco sobre ela!!!
- quem é ela?
- como ela é?
- quanto ela ganha?
- Do que ela gosta?
- quantos anos ela tem?
reflita… pense… esse exercício é importante…
Vamos criar agora esse persona que compra esse scarpin vermelho de R$350,00
Ela é moderna, sensual, empoderada, feliz com o próprio corpo, tem muitas roupas, é realizada, é urbana, está na faixa B, tem entre 26 e 36 anos, tem ensino superior, tem cartão de crédito.
Que tal? Ficou mais fácil projetar o seu anúncio com a persona que compra o scarpin vermelho de R$350,00?
Claro que mulheres de 40 anos também podem comprar esse sapato, mulheres que ganham menos também podem comprar esse sapato, mas estas mulheres não são a maioria do seu público.
O objetivo de criar uma persona é criar o seu maior público ideal, você pode, eventualmente criar a presona principal e mais 2 secundárias, fazer testes A/B e ajustar sempre.
Usamos o produto scarpin agora reflita sobre suas estampas:
- quem compra?
- onde mora?
- quanto ganha?
- do que ele gosta?
- seu produto é regional? Se sim, porque você está anunciando fora da sua região? Algumas palavras regionais nem sequer são conhecidas em outros estados.
Estamos em um momento polarizado, seu cliente gosta das frases e imagens das suas estampas? Existe algum elemento que você deveria tirar ou inserir?
Refletir sobre seu público é uma tarefa que você precisa fazer já.
Gostou do artigo? Ainda tem alguma dúvida?
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